quinta-feira, 19 de março de 2009

O que vão fazer aqui?




Na Praça Mouzinho de Albuquerque, defronte do Palácio de Belém, sede da Presidência da República, e mais precisamente em frente do Museu dos Coches, havia um pequeno edifício onde co-existiam um “snack-bar” e uma tabacaria.
Nestes últimos dias verificamos que, do conjunto existente, apenas resta o WC público que foi poupado pela demolição camarária.
Na década de quarenta, do século passado, havia nesse local um quiosque que foi uma referência marcante na memória das gentes de Belém, belenenses enão só, ligadas à cultura e ao desporto e cujo proprietário era o Sr. Júlio, amigavelmente tratado como o Júlio do quiosque.
O “Júlio do quiosque” tinha uma sobrinha, uma menina chamada Ivone que, pelo seu elevado talento e brilhante carreira no teatro, alcançou, com muito mérito, posição de relevo na Cultura Portuguesa: a saudosa Ivone Silva.
Concretamente não sabemos que destinos darão a esse espaço deixado vago no passeio da Praça Mouzinho de Albuquerque.
Sabemos que, muito perto, será construído o novo edifício onde será instalado o Museu dos Coches.
A população de Belém, e designadamente a CDU, estarão, como sempre, vigilantes e actuantes tal como o fizeram em 1981 quando o Engº Abecassis e os seus seguidores na CML e na Junta de Freguesia “edificaram” o "mamarracho" da Feira de Belém, que veio a ser demolida por violação dos direitos devidos ao respeito pela estética e enquadramento paisagístico.
Nesse ano de1981, a então APU, além de denunciar as manobras oportunistas da então AD, (Aliança Democrática, PPD/CDS) exigiu que os comerciantes enganados fossem ressarcidos pelos prejuízos sofridos.
Foi um êxito retumbante.
Quando as negociatas se avizinham nunca há informação ao Povo”!
O que teremos a seguir?
JF-Adm. do Blog CDU de Belém

Sem comentários: