terça-feira, 6 de outubro de 2009

Programa da CDU para Belém.

Programa CDU Belém

Mantendo a sua tradição de um compromisso claro na defesa dos interesses e direitos das populações, a CDU vem apresentar à população de Santa Maria de Belém o seu programa para a freguesia.

Soluções para Belém
Soluções para Lisboa

Belém durante o mandato que agora termina, sendo gerida pela coligação de direita, apresenta, como a cidade, graves carências, a que esta gestão não foi capaz de responder.
No caso de Belém continua a arrastar-se o problema do Centro de Saúde, a insegurança e a desertificação de zonas populares da freguesia.
É necessário corrigir as más políticas que a direita concretizou contra a cidade, e que os dois anos e meio de António Costa (PS) não alteraram.
Há que colocar em primeiro lugar as pessoas e não a especulação imobiliária.
O programa da CDU para Belém assenta em compromissos com os moradores e não em promessas.
Muitas das carências com que se debatem as populações de Belém assentam em políticas cuja responsabilidade é do poder central (Governo) e da CML, no entanto existem formas e espaços de intervenção onde os eleitos da CDU de Belém poderão reivindicar a alteração desta situação.
O compromisso que os eleitos da CDU assumem é o de se colocarem ao serviço da população e de intervirem em colaboração com os moradores, juntando a sua experiência, dedicação e transparência na resolução dos problemas.
Por uma autarquia ao serviço da população!
Nós contamos com a população!
A população pode contar com a CDU!

Centro de Saúde

Em Belém não existe um Centro de Saúde, e os moradores são obrigados, sempre que necessitam de apoio médico, a deslocar-se ao Centro de Saúde de Alcântara ou ao Centro de Saúde de Carnaxide.
Como se isso não bastasse, os transportes até lá são péssimos e tudo se torna ainda mais penoso para quem está doente.
A criação de um Centro de Saúde ou de uma extensão em Belém é imprescindível.
Existem na freguesia espaços públicos desocupados onde poderia ser facilmente instalado.
Em conjunto com a população, desenvolveremos todos os esforços para o conseguir.
O actual executivo leva dois mandatos (oito anos) a prometer a sua concretização e nada de concreto têm para apresentar.

Habitação

A degradação de alguns edifícios camarários é uma realidade.
A recuperação do parque habitacional camarário existente na Freguesia irá merecer da nossa parte toda a atenção.
Lutaremos também pela descentralização de mais competências e meios financeiros para a Junta de Freguesia, por parte da Câmara Municipal, destinados à execução de pequenas obras em edifícios particulares, permitindo assim atenuar alguns problemas do parque habitacional.
Iremos também intervir e reivindicar a criação de habitação para jovens, que juntamente com a recuperação a custos controlados dos imóveis devolutos e abandonados na Freguesia permita, dando prioridade aos filhos de Belém, o rejuvenescimento e o aumento da população.
Segurança
A insegurança na cidade de Lisboa e em Belém em particular tem aumentado nos últimos anos, tomando como alvos preferenciais da “pequena criminalidade” os idosos e os jovens.
Para aumentar a segurança defendemos o reforço e o melhoramento da iluminação pública e o aprofundamento do policiamento de proximidade, exigindo a colocação de mais meios humanos e materiais ao serviço da esquadra de Belém.
O acompanhamento dos idosos aos bancos para recebimento das pensões também deve ser apoiado.

3ª Idade

Sendo o envelhecimento da população de Belém uma realidade facilmente constatável, em especial nas zonas populares de Alcolena, Junqueira e Pedrouços, torna-se necessário implantar um serviço de apoio domiciliário, partindo do levantamento das necessidades dos moradores e possibilitando a entrega de pequenas compras, ajuda domiciliária e transporte para consultas ou participação em actividades de lazer e culturais.
Para concretizar este serviço, basta contratar um ou dois funcionários que conduzirão os veículos existentes na freguesia, e aplicar nesta iniciativa 80% das verbas gastas no boletim de propaganda da Junta.

Trânsito

Os eleitos da CDU exigirão à CML que haja efectiva prevenção rodoviária com sinalização adequada capaz de proteger os peões, designadamente os idosos e as crianças, contra os acidentes de viação, permitindo aos automobilistas uma condução segura.
Reivindicarão também a actualização imediata da precária sinalização existente, e medidas para acabar o estacionamento caótico.

Espaços públicos

Os espaços públicos da nossa Freguesia encontram-se bastante degradados especialmente nas zonas mais populares de Alcolena, Junqueira e Pedrouços.
Seja através da manutenção e reparação de passeios, rodovias, passadeiras para peões, em colaboração com a Câmara, ou na manutenção dos actuais espaços verdes, bem como, a criação de outros, tudo iremos fazer para que a população venha a usufruir de um melhor espaço público e se sinta bem na nossa Freguesia.

Ambiente

A qualidade ambiental será também uma das linhas de orientação que os eleitos da CDU desenvolverão no âmbito da Junta de Freguesia.
A limpeza regular das ruas será uma das prioridades a par com a implantação de Ecopontos em mais locais, permitindo assim que a população adquira uma melhor qualidade de vida.
Desporto, Educação e Cultura
Dinamizar a actividade desportiva baseada nos princípios do “Desporto para todos” e dirigida com particular incidência à população mais jovem e carenciada, será uma das apostas dos candidatos da CDU, quer através de apoios financeiros a actividades desportivas promovidas pelas colectividades e associações da Freguesia, ou de celebração de protocolos de apoio a modalidades desportivas com Clubes da Freguesia, bem como a realização de eventos desportivos da iniciativa da própria Junta.
Reivindicar a transformação do espaço do “Campo das Salésias” em infra-estrutura para a prática desportiva a utilizar pelo C. F. “Os Belenenses” e pelos moradores da Freguesia.
Apoiar e acompanhar as actividades desenvolvidas no âmbito das Escolas instaladas na Freguesia em particular nas do 1º Ciclo do Básico.
Intervir junto da Câmara na requalificação e conservação das Escolas do 1º Ciclo, dando particular atenção à Escola 107, cuja degradação não tem merecido da parte da Junta qualquer preocupação.
Promover actividades culturais em colaboração com as colectividades da Freguesia e criar condições para que os moradores possam usufruir de actividades culturais realizadas no CCB.

Associativismo

Dado o interesse associativo, cultural cívico e de lazer das colectividades de cultura e recreio, impõe-se uma atitude diferente por parte do poder local face às mesmas, para que elas respondam às necessidades das pessoas que as frequentam e criem condições para que outras adiram a estes espaços de saudável convívio, não esquecendo que a maioria das colectividades são “a segunda casa de muitos”, mas também “a primeira casa de alguns”.
Assim, é urgente proporcionar às colectividades em geral e às da nossa Freguesia em particular as condições de funcionalidade capazes de garantir uma melhor qualidade de vida aos seus associados.
A CDU e os seus candidatos à Assembleia de Freguesia de Santa Maria de Belém defendem uma Junta de Freguesia activa que:
- Intervenha resolvendo os problemas que sejam da sua responsabilidade directa
- Tenha uma actuação reivindicativa junto da CML, do IPPAR e do Governo para que estes resolvam os problemas que estejam fora das competências da Junta
Os candidatos da CDU assumem o compromisso para com os eleitores da Freguesia de Santa Maria de Belém que, a serem eleitos, serão os seus porta-vozes tanto na Freguesia como junto das outras instituições.
Caro(a) eleitor(a) para dar sentido e utilidade ao seu voto no dia 11 de Outubro vote CDU para a Freguesia de Santa Maria de Belém e para a Assembleia e Câmara Municipal de Lisboa.

Conte connosco, nós contamos consigo
Vote certo, vote CDU

Sem comentários: