segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Korda - Conhecido Desconhecido

Desde 2 de Dezembro que se encontra a exposição "Korda - Conhecido Desconhecido" na Cordoaria Nacional, localizada na Av. da India, Ed. da Cordoaria Nacional; Galeria Torreão Nascente.

Esta exposição mostra algum do trabalho que Korda realizou ao longo do seu percurso fotográfico: a moda, a Revolução e Cuba em termos gerais.

Korda como se sabe é o autor da imagem mais reproduzida no seu auge(anos 60,70) na História da Arte Ocidental logo a seguir à obra de Leonardo da Vinci - Mona Lisa.

A CDU Belém convida todos os moradores de Belém e todos que aqueles que gostam de fotografia, a visitar esta exposição.

Horário: 3ª a 6ªf - 10h/19h e sab e dom - 14h/19h; encerra à 2f e feriados.

De 02/12/09 até 31/12/10

Tiago Chaves





sábado, 26 de dezembro de 2009

O Regresso de Aminetu Haidar a casa


Aminetu Haidar regressou a El Aaiun apos 32 dias de greve de fome. A CDU de Belem sauda este regresso de uma grande mulher, de uma grande activista dos direitos humanos do povo saharaui que nao desiste de lutar por aquilo que mais acredita: a independência do Sahara Ocidental de Marrocos.

Para isso tem exigido ao longo dos anos a realizaçao de um referendo e ao cumprimento das resoluçoes da ONU que se arrastam sem qualquer desenvolvimento concreto.

Recorde-se que Haidar é militante da República Árabe Saaráui, Estado localizado no território do Sahara Ocidental e que se tornou num local de lutas acesas entre a Frente Polisário (apoiada por Haidar) e o Reino de Marrocos. De referir que o PCP desde logo apoiou a luta de Haidar ao lançar uma proposta de um voto de solidariedade pela Assembleia da República e a deslocação do seu Grupo parlamentar no Parlamento Europeu a Lanzarote, mostrando a sua total solidariedade para com a causa de Haidar.

Sabendo que ainda existe um longo caminho a percorrer, a CDU de Belem associa-se a esta causa que decerto será também a causa de todos aqueles que reconhecem a autodeterminação República Árabe Saaráui.


sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Boas Festas!

A Comissão de Freguesia de Belém do Partido Comunista Português deseja Boas Festas a todos os seus moradores!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

As nossas propostas continuam...


Passam os dias, os meses e os anos, que viraram do Sec. XX para o Sec. XXI, e neste local «fronteiriço», precisamente entre a Freguesia de Santa Maria de Belém e Freguesia da Ajuda, tudo continua a passar-se como nada se justifique mudar, nem que tão pouco ninguém tivesse exigido aos poderes públicos da nossa Cidade, capital do País, aquilo o que é imperativo que se faça.
Já não basta o abandono a que a sua população tem sido votada, como, com o decorrer do tempo, a degradação vai aumentando progressivamente.
Não há sinalização luminosa, vertical ou horizontal, que advirta a redução de velocidade aos automobilistas que «desalmadamente», quer de dia ou a altas horas da noite, rolam em velocidade acelerada pela Calçada do Galvão.
Alguns moradores têm denunciado a falta de iluminação pública e a quase situação caótica do trânsito e do estacionamento aqui na zona da Igreja da Memória.
O Serviço de Atendimento ao Munícipe recebe as queixas mas os responsáveis da CML fazem «orelhas moucas».
O estacionamento de viaturas, em cima das passadeiras para peões, é frequentemente constatado. São violadas as posturas municipais e as normas do próprio Código da Estrada, assim como o estacionamento de carros em cima dos passeios obrigando as pessoas a circular no pavimento da rua. O policiamento só existe se algum morador o solicitar à Esquadra de Belém, o que por vezes se torna um «incómodo» para quem não se habitua, com facilidade, a comportamentos cívicos.
A CDU de Belém tem apresentado estas anomalias na Assembleia de Freguesia e o Sr. Presidente da Junta, que é membro da Assembleia Municipal por inerência do mandato, não tem feito, pelos vistos, as diligências que se impõem.
Sobre a acumulação de lixo no pequeno jardim junto ao café “Jardim Dourado” e a falta de um corrimão na escadaria da Rua das Terras para a Av. Ilha da Madeira também será uma prioridade nas propostas de exigência de execução de trabalhos para que a população desta zona da freguesia possa ter melhor qualidade de vida.


JF Adm. do Blogue