sábado, 26 de dezembro de 2009

O Regresso de Aminetu Haidar a casa


Aminetu Haidar regressou a El Aaiun apos 32 dias de greve de fome. A CDU de Belem sauda este regresso de uma grande mulher, de uma grande activista dos direitos humanos do povo saharaui que nao desiste de lutar por aquilo que mais acredita: a independência do Sahara Ocidental de Marrocos.

Para isso tem exigido ao longo dos anos a realizaçao de um referendo e ao cumprimento das resoluçoes da ONU que se arrastam sem qualquer desenvolvimento concreto.

Recorde-se que Haidar é militante da República Árabe Saaráui, Estado localizado no território do Sahara Ocidental e que se tornou num local de lutas acesas entre a Frente Polisário (apoiada por Haidar) e o Reino de Marrocos. De referir que o PCP desde logo apoiou a luta de Haidar ao lançar uma proposta de um voto de solidariedade pela Assembleia da República e a deslocação do seu Grupo parlamentar no Parlamento Europeu a Lanzarote, mostrando a sua total solidariedade para com a causa de Haidar.

Sabendo que ainda existe um longo caminho a percorrer, a CDU de Belem associa-se a esta causa que decerto será também a causa de todos aqueles que reconhecem a autodeterminação República Árabe Saaráui.


Sem comentários: