domingo, 28 de novembro de 2010

Reflexos do sucesso da GREVE GERAL

Viva a Greve Geral

«A luta continua!»

Podem escrever e dizer o que quiserem; podem até dizer que não há à luta ou que lutar não vale a pena; podem ocultar, desvirtuar o valor dessa luta – mas o que não podem nem conseguem esconder é que ela existe e está aí com toda a sua pujança exprimindo as contradições de interesses entre aqueles que trabalham e produzem a riqueza e aqueles que, donos dos meios de produção e da alta finança, se apropriam de forma escandalosa do valor do trabalho.
Apesar da ladainha, dos atropelos, da pressão e ameaças aos trabalhadores e da enorme campanha ideológica que vendendo a tese da compreensão quanto ao direito do exercício da greve, logo recorrem ao arsenal argumentativo do costume com vista à sua desvalorização, a Greve Geral do dia 24 de Novembro constituiu um enorme êxito para os trabalhadores e para o prosseguimento da luta.
Digam, pois, o que disserem que aqueles que participaram sabem que ali, em cada empresa e local de trabalho, muitos dos seus companheiros de trabalho pararam demonstrando ao Governo e ao grande patronato base de sustentação do poder político burguês a força da sua razão e do seu querer para acabar com as injustiças, trilhando um caminho novo, o caminho de Abril.
Cada trabalhador que aderiu à Greve Geral contou e contará com a força da razão, com a solidariedade dos seus companheiros de trabalho, com apoio do Movimento Sindical Unitário e do PCP, não esteve nem estará sozinho na luta. Vencer o medo de perder o emprego e de represálias é um acto de coragem e de dignidade de cada um que encontrou e encontrará na força colectiva a força para derrotar o medo e a repressão.
Milhares de trabalhadores de variados sectores deram mais uma vez voz ao seu descontentamento, recusando a política das inevitabilidades que faz sempre recair sobre os mesmos o peso da factura de uma crise para a qual não contribuíram, reclamando em simultâneo uma nova política que aposte na produção nacional, no investimento público na dinamização da economia, na criação de emprego com direitos e em salários que valorizem o trabalho e os trabalhadores.
A Greve Geral de 24 de Novembro foi um acto de grande importância na luta dos trabalhadores portugueses. Mas um acto que não foi isolado, que não nasceu de geração espontânea. Ela teve atrás de si um enorme caudal de lutas de empresa e sector convocadas pelos sindicatos de classe e de lutas gerais convergentes convocadas pela CGTP-IN que expressaram de forma clara o descontentamento com o caminho e o rumo de desastre nacional e de exploração, a que o poder e os apoiantes da sua política como o PSD, o CDS-PP e o grande patronato conduziram o País.
Que se desenganem os senhores do dinheiro: a Greve Geral não fechou o ciclo da luta, antes rasgou novos horizontes, despertou consciências, fortaleceu convicções para a luta que vai ter que continuar pela ruptura e a mudança, pela justiça social, pela democracia e o socialismo.


http://www.avante.pt/pt/1930/opiniao/111469/

1 comentário:

Manuel Fernandes disse...

Foi uma grande jornada de luta, foi a maior greve até hoje realizada. Vamos continuar a luta, contem comigo ao vosso lado .
Manuel Fernandes .