quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Composição das mesas para a Assembleia de Voto em Belém.




Hoje, dia 23 de Setembro, pelas 21,00 horas, realizou-se uma reunião na Sede da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém a fim de organizar a composição das mesas para a Assembleia de Voto das Eleições Autárquicas.

Os vários partidos e coligações presentes propuseram os cidadãos que constam do referido mapa e que temos o ensejo de o apresentar no nosso Blogue para assim contribuirmos para um melhor esclarecimento.

A CDU está presente nas oito secções de voto na Assembleia Eleitoral, assim como tem delegados neste importante acto de exercício de participação democrática.


Adm.do Blogue CDU em Belém.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Apresentação pública dos candidatos da CDU de Belém.





No passado sábado dia 19, pelas 15,00 horas realizou-se a apresentação pública dos candidatos à Assembleia de Freguesia de Santa Maria de Belém.
A sessão teve uma significativa participação dos candidatos da CDU, com intervenções do candidato José António Alves Coelho, actual membro do PCP eleito na Assembleia de Freguesia e dos candidatos ao Munícipio de Lisboa, Manuel Figueiredo e Deolinda Machado.
Entre a população presente podia-se constatar uma empatia digna de registo pelo entusiasmo com que recebiam a informação escrita e que no local foi distribuída.

Adm. do Blogue CDU em Belém

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Precisamente no coração de Belém!


A apresentação dos candidatos da CDU de Belém para a Assembleia de Freguesia realizar-se-á no próximo sábado dia 19, pelas 15 horas, na Rua Vieira Portuense.


Para este evento deslocam-se à nossa Freguesia os candidatos municipais: Manuel Figueiredo e Deolinda Machado.


Usarão da palavra vários dirigentes do PCP, nomeadamento o jovem camarada Tiago Chaves e o nosso eleito na Assembleia de Freguesia, cabeça de lista, José António Alves Coelho.


Considerando que o local é bastante visitado, pelo certo que haverá potenciais eleitores interessados em escutar as intervenções dos candidatos da CDU, avaliarem as razões da suas candidaturas e do projecto de políticas locais, em alternativa às políticas do actual Executivo PSD/CDS/PP, pouco ou nada vocacionado em promover a qualidade de vida da população.




Adm. do Blogue

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Em defesa da cidade e dos seus munícipes.


Plano do Parque Mayer é uma acusação dura aos partidos que votaram a permuta: PS, PSD, CDS, BE .

A CML aprovou no passado dia 9 de Setembro um Plano relativo à zona do Parque Mayer. Desde o início que os eleitos da CDU vêm defendendo que aquela zona devia ser objecto de Plano e que os acordos preparados por Santana Lopes e Carmona com a Bragaparques só deviam ter acontecido depois desse plano aprovado.
Por isso, a CDU considera que o Plano do Parque Mayer que a CML aprovou na passada semana é positivo e a CDU votou-o favoravelmente. O Plano vem demonstrar como foi uma decisão errada e negativa a de entrar em negociações com a Bragaparques. Desde sempre a CDU considera estes acordos, negociações e permutas completamente ilegais, sendo por isso, em nosso entender, nulas todas as decisões correlativas.
Por outra parte, este Plano, com os seus actuais conteúdos e os índices de construção previstos bem como no que se refere às funções dos terrenos do Parque, vem mostrar à saciedade quanto foi prejudicial para o município a votação à altura efectuada por todos os partidos com assento na Câmara e na Assembleia Municipal, à excepção da CDU, ou seja: este Plano é uma grave acusação à posição do PS, do PSD, CDS e BE – pois todos aprovaram os termos do negócio.Designadamente:
a) fica claro hoje que aos terrenos do Parque Mayer, então propriedade da Bragaparques, foi atribuído um valor muito maior do que eles realmente podem ter;
b) ao mesmo tempo, é hoje unanimemente aceite a ideia de que foi atribuído um valor muito inferior ao valor real aos terrenos da antiga Feira Popular, destruída por Santana Lopes e nunca reposta;
c) fica claro que nunca tais acordos com a Bragaparques deviam ter sido conduzidos antes da aprovação de um plano deste tipo;
d) fica claro que aqueles partidos, ao darem luz verde a uma tal negociata, altamente lesiva para a Autarquia e altamente favorável à Bragaparques, prejudicaram o Município em verbas elevadas e em grande prejuízo para a Cidade que ficou até hoje sem um equipamento do género da Feira Popular;
e) fica claro o desperdício criminoso para a CML que resultou da incompreensível atribuição de quase 3 milhões de euros por Santana Lopes a Frank Ghery para a elaboração de algo parecido com um estudo de volumes e funções – hoje completamente inútil e rejeitado.
Foram 3 milhões que Santana Lopes deitou ao lixo.Resta a questão dos processos em curso: um em que o PCP requere a declaração de nulidade dos acordos entre a CML e a Bragaparques, tudo devendo voltar à situação anterior, como se o negócio nunca tivesse existido; outro em que a CML reclama a anulação do negócio com a Bragaparques, voltando esta à posse do Parque Mayer e voltando a CML à posse dos terrenos onde estava instalada a Feira Popular.
Em consequência do actual Plano, agora aprovado, o valor dos terrenos do Parque será muito menor e a Câmara sairá sempre beneficiada das decisões anulatórias do negócio por parte dos Tribunais.
A CDU considera pois que o actual Plano do Parque Mayer e zonas envolventes só peca por tardio.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Aos moradores de Belém.

Aos moradores de Belém

No dia 27 de Setembro a população de Belém tem a oportunidade de através do seu voto contribuir para a derrota da política seguida ao longo dos últimos 30 anos, em prejuízo do povo trabalhador e do país.
De facto o neoliberalismo desenvolvido pela União Europeia e aplicado em Portugal pelos sucessivos governos do PS e do PSD, conduziram a Europa e o nosso País em particular à grave crise económica que estamos a viver.
As políticas contra o sector público do Estado e os Serviços Sociais, quer no campo da Saúde, da Segurança Social, do Ensino, da Segurança e do Emprego (onde o Código do Trabalho desempenha um papel redutor dos direitos dos trabalhadores), conduziu a um aumento das desigualdades, colocando o nosso País no último lugar no que diz respeito à distribuição da riqueza criada.
Isto é: os ricos são cada vez mais ricos e o número de pobres tem aumentado com a proletarização de grandes sectores sociais, que se julgavam fora desta realidade.
Neste quadro as eleições Legislativas e Autárquicas constituem duas batalhas do mesmo combate pela justiça social e a continuação da derrota das políticas de direita que conduziram o País à situação actual.
Pela luta travada em defesa da Soberania Nacional, o Emprego com direitos, Pensões de Reforma dignas e o desenvolvimento da Produção Nacional, os representantes da CDU assumem-se como os mais consequentes e aqueles que não ficam pelas promessas eleitorais, mas desenvolvem a sua acção tendo sempre presente os superiores interesses do País e dos trabalhadores.
Na freguesia de Belém os moradores têm possibilidade de fazer essa comparação se consultarem as actas das reuniões da Assembleia de Freguesia e compararem as posições defendidas pelas diferentes forças políticas aí representadas.
Contra as políticas que o Bloco Central dos interesses mesquinhos instalados e representado pelos que nos têm governado (PS, PSD e CDS), votem na CDU porque com o seu fortalecimento estão a contribuir para impor o fim das políticas neoliberais e restaurar os valores que o 25 de Abril prometeu para os Portugueses: Justiça Social, melhores salários, empregos dignos, Saúde e Educação para todos, combate efectivo à corrupção e Justiça em tempo útil.
Os políticos e os Partidos não são todos iguais como vos querem fazer crer
A CDU é diferente e temos orgulho nisso
Vença o preconceito e vote CDU e verá que o País mudará para melhor

A CDU de Belém