sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cresce o apoio à CDU.



A dez dias das eleições para o Parlamento Europeu, continua a crescer o apoio à força política que na Europa e em Portugal defende os interesses do povo e do país.
A Coligação que lá, como cá, nas instituições e nas ruas, nas grandes e nas pequenas acções de massas, está sempre ao lado das populações, dos trabalhadores e de outras camadas sociais esmagadas pelo rolo compressor da política de direita, quer ela seja imposta por uma UE federalista, militarista e neoliberal, ou por um Governo apostado na revanche com Abril.
Com a CDU estão personalidades das mais variadas áreas.
Reconhecem o trabalho, a honestidade e a competência e o valor das nossas propostas.
Somam-se a muitas centenas de milhares no combate à descrença, ao fatalismo, às políticas antipopulares. Acreditam que é possível uma vida melhor e um outro rumo para a UE.
Sabem que o reforço da CDU em número de votos e mandatos é condição para a construção de uma Europa dos povos e um Portugal de progresso, justiça social e direitos.Por isso apelam a que ninguém falte no próximo dia 7, e todos levem a luta até ao voto!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Confiança inabalável na CDU.

Terminou, no Sábado dia 23, às 18.00 no Marquês de Pombal em Lisboa a Marcha da CDU "Confiança, Protesto e Luta".
Na maior manifestação promovida por uma força política em Portugal, marcaram presença 85.000 pessoas.
Mas mais importante e decisivo, marcaram presença na Marcha, as aspirações, reivindicações e esperanças dos trabalhadores e do povo português.
Cabe-nos espalhar pelos quatro cantos de Portugal a imagem desta Marcha e a mensagem com que Jerónimo de Sousa terminou a sua intervenção:

SIM, É POSSÍVEL!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

CDU Belém.Sim é possível!




Freguesia de Belém


Belém caracteriza-se por ser uma das montras turísticas da cidade de Lisboa, atraindo todos os anos milhares de turistas. No entanto, a sua freguesia apresenta incontáveis problemas com que se debate mas que persistem no tempo sem qualquer resolução por parte do actual elenco político que preside os seus destinos.


A CDU Belém em conjunto com os seus moradores tem trabalhado no sentido de responder a todas as solicitações com que se tem deparado. Para desempenhar essa tarefa tem ouvido e anotado as reivindicações da sua população, de forma a podê-la servir mais e melhor.


CDU Belém, Sim é possível!


A CDU Belém necessita portanto do seu apoio e de todos aqueles que se revejam no nosso projecto para a Freguesia e que se define pela iluminação pública e pela sua limpeza em todas as ruas da Freguesia, pela implementação de bandas sonoras na Calçada do Galvão, do corrimão na Rua das Terras, dos separadores existentes na Rua de Belém e que foram retirados aquando da visita de chefes de Estado europeus a propósito do Tratado de Lisboa, do restabelecimento e posterior aproveitamento do parque escolar que se encontra abandonado há uns anos a esta parte, pelo alertar a Câmara Municipal para os diversos buracos que tantos transtornos causam na circulação automóvel, pela criação e dinamização de actividades (desportivas, artísticas, etc) dirigidas tanto aos nossos jovens como à população mais idosa, pela reposição do nosso Boletim ao serviço dos moradores de Belém e não ao serviço de interesses privados, enfim, servir a população mais e melhor.


CDU Belém, Sim é possível!


Contamos consigo para que nos ajude neste ano de 2009 marcado por várias eleições: europeias, legislativas e autárquicas e que dessa forma consigamos juntos fazer uma rotura com as políticas de direita que tanto têm afectado os portugueses e prejudicado as suas vidas ao aumentar ainda mais o desemprego, a precariedade, os baixos salários, os contratos a prazo.


CDU Belém, Sim é possível!



T.C. Red. da Adm. do Blog CDU em Belém

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O carro de som da CGTP-IN em Madrid - Grandola Vila Morena

A CGTP, em Portugal e na UE., sempre na vanguarda da promoção de interesses e na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Uma "democracia" à maneira deles!

Se eles pudessem….

As concepções e práticas antidemocráticas de muitos dos membros do Governo PS, a obstinada perseguição aos comunistas e ao Movimento Sindical Unitário e o desespero provocado pelo protesto e pela luta contra a sua política têm estado na origem de escandalosas e inaceitáveis afirmações e atitudes, reveladoras do conteúdo reaccionário da política que levam por diante contra os trabalhadores, o povo e o País.
Sete dias apenas separam três situações que são em si ilustrativas dos tempos que correm.
A primeira que aqui assinalamos registou-se nas comemorações do 1.º de Maio em Coimbra, onde um «graduado» solicitou aos dirigentes da União de Sindicatos presentes no local a cedência da listagem das palavras de ordem a utilizar na referida manifestação, cedência que justamente terá sido recusada, pois, como é evidente, não cabe às forças de segurança qualquer julgamento ou apreciação do conteúdo político de uma manifestação, coisa que é assim no nosso País, desde a Revolução de Abril de 1974.
A segunda, para lembrar as declarações a 6 de Maio do Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, a propósito do questionamento que realizou sobre a presença de vários dirigentes da FENPROF na lista da CDU ao Parlamento Europeu, bem como da legitimidade das acções de luta previstas pelo movimento sindical docente para o mês de Maio, nomeadamente a manifestação de dia 30. Isto é, considerou-se o governante no direito de negar aos dirigentes sindicais os seus direitos políticos, inclusive o de serem candidatos da CDU, para a seguir procurar atacar por via do anticomunismo a unidade no seio dos professores, coisa que, como tem sido evidente, não conseguiu, nem consegue.
A última, para assinalar a decisão do Tribunal de Guimarães que, no dia 7 de Maio, absolveu – independentemente das considerações e motivações presentes no acórdão – os quatro dirigentes sindicais acusados de «manifestação ilegal», num processo que, apesar da decisão favorável aos trabalhadores, constituía uma clara tentativa de criminalização da luta e de condicionamento da capacidade de acção do movimento sindical unitário.
O que fica claro destes três episódios é que a vontade de liquidar a capacidade de luta e resistência à política de exploração que comanda o País é muita, mas não é maior do que a coragem e a determinação dos homens e mulheres que nos seus locais de trabalho, nas suas empresas, nos seus sindicatos lutam pelos seus direitos enquanto trabalhadores.
Entre eles, e por direito próprio, contam-se muitos militantes comunistas cujo papel na defesa desses direitos, na construção da unidade entre os trabalhadores, na elevação da sua consciência política – incluindo na opção de voto - é fundamental.
Não tenhamos dúvidas, se eles pudessem….mas não podem!

Publicado no "Avante"


segunda-feira, 11 de maio de 2009

CDU da Ajuda na defesa da segurança de pessoas e bens.



População da Ajuda Inaugura esquadra virtual prometida há 10 anos!

Este Domingo, uma centena de Moradores da Ajuda participaram na inauguração da esquadra virtual da Ajuda.

Uma Esquadra prometida há 10 anos, para a qual a CML disponibilizou então um espaço com dois andares na freguesia, mas que continua hoje sem sair do papel. Na ocasião, Joaquim Granadeiro, Presidente da Junta de Freguesia eleito pela
CDU sublinhou que esta é uma luta para prosseguir, e apelou a uma ainda maior participação da população em futuras
acções de luta.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

PROTESTO, CONFIANÇA E LUTA!




A Marcha anunciada no passado mês de Março pelo Secretário-Geral do PCP para o próximo dia 23 de Maio tem como lema «Marcha – Protesto, Confiança e Luta!


Nova política – Uma vida melhor», iniciando-se às 15 horas da Praça do Saldanha para o Marquês de Pombal, onde terminará com um comício.


Esta Marcha de indignação e protesto, mas também de confiança na luta por uma nova política, terá início às 15 horas, na Praça do Saldanha (com concentrações prévias dos participantes a partir do Campo Pequeno e ao longo da Av. de República), e terminará com um comício no Marquês de Pombal.

Ao longo das próximas semanas a CDU intensificará a divulgação desta importante iniciativa política para que, de todo o país, possam participar todos aqueles que desejam levar mais longe a denúncia e o combate consequente às injustiças e desigualdades sociais, ao desemprego, à corrupção, à degradação das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e de diversos sectores e camadas da população e que justamente reclamam uma ruptura com a política de direita, uma nova política e um novo governo para Portugal.


Org. do PCP



terça-feira, 5 de maio de 2009

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Reposição da ordem e do direito.

Quem não reclama os seus direitos; ou é porque um dia os perdeu ou acha que não os merece.
Em resposta à destruição dos pendões da CDU, por parte da UGT na noite de quarta-feira, foram hoje repostos, por brigadas de militantes do PCP, os respectivos pendões ilegalmente retirados pela UGT. Mas com uma crucial diferença:
A CDU não retirou a propaganda da UGT, apesar desta ter sido colocada abusivamente. O combate ao oportunismo sindical trava-se nas empresas e nos locais de trabalho e junto dos trabalhadores, como o PCP sempre tem feito e continuará a fazer, e a liberdade defende-se exercendo-a!